APÓS FALA DE MINISTRA DO ESPORTE, NOBRU SE PRONUNCIA NAS REDES SOCIAIS

0
1197

Em entrevista dada nesta terça-feira (10) ao site UOL, a ministra do esporte Ana Moser declarou que não pretende investir no cenário dos esportes eletrônicos (eSports). A fala da ministra causou uma repercussão negativa na comunidade, a fala da mesma foi alvo de críticas e ironias nas redes sociais.

O cenário de eSports movimenta aproximadamente $196 bilhões, algo que se for convertido da em torno de R$ 1 trilhão de acordo com o relatório de 2022 da Newzoo.

Confira abaixo a fala da ministra em entrevista dada ao site UOL;

“A meu ver, o esporte eletrônico é uma indústria de entretenimento, não esporte. Então, você se diverte jogando videogame, você se divertiu. “Ah, mas o pessoal treina para fazer”. Treina, assim como o artista. Eu falei esses dias, assim como a Ivete Sangalo também treina para dar show e ela não é atleta da música. Ela é simplesmente uma artista que trabalha com entretenimento. O jogo eletrônico não é imprevisível. Ele é desenhado por uma programação digital, cibernética. É uma programação, ela é fechada, ela não é aberta, como o esporte” – disse a senhora ministra do esporte Ana Moser.

Bruno Goes (Nobru) rebateu as falas da senhora ministra em seus stories do Instagram;

“[…] eSports e um esporte sim, acho que fazer a comparação que a senhora fez com uma artista como a Ivete Sangalo,que treina para um fazer um show, para justificar que eSports não é um esporte só porque um jogador treina, e você ignorar ali todo o processo que um jogador tem de preparo físico e mental, para disputar uma competição. E assim, se além dos eSports os games também são entretenimento, isso mostra que as pessoas estão buscando algo a mais que os jogos podem oferecer. A senhora me desculpa mas eu acho que a diferença está na sua imprevisibilidade e desconhecimento desse nosso mercado gigantesco, que movimenta milhões e atraí milhares de pessoas.” – disse Nobru em sua conta do Instagram.

Nobru fez história no competitivo de Free Fire, o mesmo ganhou o campeonato mundial de Free Fire em 2019 jogando pelo Corinthians, atualmente o mesmo é o CEO da Fluxo.

Além de Nobru, outros jogadores de outros jogos também se posicionaram sobre a fala da mesma, confira abaixo;

Confira abaixo a fala da ministra;

O que são os eSports?

Esportes Eletrônicos ou eSports (o termo mais usado atualmente no mundo) são uma nova modalidade surgida há poucos anos e que vêm dominando o mercado de games e atraindo legiões de jovens no mundo.

Competições disputadas em games eletrônicos em que os jogadores atuam como atletas profissionais de esportes tradicionais e são assistidos por uma audiência presencial e/ou online, através de diversas plataformas de stream online ou TV.

eSports no Free Fire

A fala da ministra não só afeta os atletas de jogos eletrônicos, como também os torneios realizados pelas empresas desenvolvedoras de diversos games. O Free Fire possui um cenário competitivo enorme, no Brasil um dos que mais davam lucro para o game era a “Free Fire Pro League” a mesma foi substituída pelo o torneio atual denominado de Liga Brasileira de Free Fire, além dos torneios regionais que ocorre em todas as regiões onde o Free Fire opera, temos também o campeonato mundial, o mesmo é denominado de Free Fire World Series.